Erica Pimentel S. Souza
Esse vídeo será usado no curso com as crianças. Olha que lindo! Serve para todos nós...
Erica Pimentel S. Souza
Amanhã começo um turma do curso Educação Financeira para Crianças. Estou preparando muita coisa legal pra essa turminha.
Tenho postado vídeos, e pequenos textos no facebook, e você me encontra com mais frequência por lá.
Tenho usado o blog para expor textos maiores, e isso tem sido mais esporádico.

Mas... fiquem ligados, em 2011 virá muita coisa boa por aí... ou melhor, por aqui.
Erica Pimentel S. Souza

Em dezembro, seu filho vai estar de férias, mas você ainda não! Tive uma idéia: que tal inscrevê-lo no curso de educação financeira para crianças? Vamos aprender coisas interessantes sobre o dinheiro, de uma forma divertida!

Erica Pimentel S. Souza

São 20 anos de investimento num relacionamento que acreditamos. Isso dá trabalho, mas a recompensa é maravilhosa. Tenho uma família que me enche de orgulho e alegria, porque somos simplesmente uma família, sem nada de mágico, pelo contrário... muito humanos, com tudo que tem direito.
O tempo passa e a gente vai amadurecendo, pelo menos essa é a nossa expectativa.
Erica Pimentel S. Souza

Atendendo a um casal, aprendi mais uma metáfora.


Usamos óculos diferentes! Eu uso vermelhos, você usa os amarelos, o outro pode usar azuis ou verdes.
E é assim que vemos a vida, as pessoas, as coisas.


Cada um tem um ponto de vista, a partir de sua história, de seus valores familiares, de sua formação, e também de sua individualidade. Somos seres únicos!


O impressionante disso tudo é percebermos que somos diferentes e que devemos respeitar essas diferenças que temos.


Às vezes, quebramos a cabeça, tentando fazer com que o outro veja a vida como eu vejo, ou seja, que o outro use os meus óculos.


Mas como isso é desconfortável... Você já tentou colocar os óculos de outra pessoa? Se estou acostumada a ver a vida pela ótica da cor vermelha, como vou passar a enxergar azul?


Não tenho que mudar a minha cor, e isso não quer dizer que vou me acomodar ao meu jeito. Porém o mais importante e saber que o outro enxerga de outra cor e eu preciso dele para conseguir enxergar o mundo um pouco mais colorido.


Acredito que relacionamento é isso! Por mais que seja desconfortável eu preciso respeitar, compreender e aprender a conviver com as diferenças.


Como crescemos com os relacionamento!
Erica Pimentel S. Souza
Passei alguns dias sem postar minhas reflexões, mas estou de volta.
Deixe seu comentário e vamos enriquecer o bate-papo.
Erica Pimentel S. Souza
Outra metáfora que gosto de usar para falar dos relacionamentos é a casa. A nossa casa - o "lar doce lar". Vou explicar...
Quando recebemos visita em nossa casa, é comum o hábito de apresentar a casa, principalmente nas cidades do interior. Levamos para conhecer os cômodos e falamos da decoração, das mudanças que fizemos, dos detalhes, das pessoas que ocupam cada espaço. Cada canto tem uma caracterítica especial. Se somos pegos de surpresa por uma visita, e a casa não foi arrumada pra recebê-la, não mostramos os quartos desarrumados. Fechamos a porta, ou usamos a seguinte frase: "feche os olhos e não repare a bagunça". E aí, eu acho que a gente chama mais atenção pra bagunça. Talvez fosse melhor ficar quieto!

Mas de qualquer forma, procuramos mostrar os lugares que estão arrumados...

Em outros momentos, quando não temos muita intimidade com a visita, ela nem passa da sala. Não nos sentimos à vontade para mostrar a casa e nem tocamos no assunto. A gente convida quem a gente quer.

Conhecer a si mesmo é mais ou menos como conhecer a nossa casa. É saber cada detalhe, é olhar pra dentro e ver onde fica cada lembrança, sentimento e decisão. E só convidamos para nos conhecer, ou conhecer a "nossa casa", quando ela está arrumada, com cada coisa em seu devido lugar. Se estamos vivendo um momento bagunçado, fechamos a porta e não nos apresentamos a ninguém.

Como é bom chegar em casa, sentir o cheiro de limpeza e ver as coisas arrumadas!

Assim devemos ser também, para que convidemos o outro para estar perto de nós.
Erica Pimentel S. Souza


Familiarizando o Dinheiro com as Mulheres, é um curso de finanças só para mulheres. É um espaço para conversarmos sobre o dinheiro, sobre como nós mulheres lidamos com ele.


Quem disse que mulher só sabe gastar? Nós somos excelentes administradoras e podemos aprender ainda mais a usar melhor o que temos.
Nesse curso, aprendemos a fazer o orçamento mensal da família, refletimos sobre as relações familiares e o dinheiro, descobrimos de onde aprendemos e como estamos repassando essas informações aos nossos filhos. Além disso, vemos algumas informações sobre investimentos e preparação para nossa aposentadoria. É importante pensarmos sobre isso desde cedo!


O curso acontece na Casa ConViver, em Macaé, no bairro Riviera Fluminense. São 6 aulas, uma vez por semana, durante 6 semanas. O valor do investimento é de R$25,00 por aula.

Estou disponibilizando duas turmas, em horários diferentes:

1- Às quartas feiras, de 14 às 16 horas, com início previsto para dia 18/08/2010.

2- Às quintas feiras, de 18:30 às 20:30 horas, com início previsto para dia 19/08/2010.

Escolha o melhor horário pra você e venha participar.

Divulgue também para suas amigas.

Se você já fez esse curso comigo, deixe seu comentário e diga o que mudou na sua forma de lidar com o dinheiro.
Aguardo você!
Erica Pimentel S. Souza
Você já brincou numa gancorra?
É aquele brinquedo onde duas crianças se divertem, subindo e descendo.
A maior diversão é quando um deixa o outro de castigo no alto do brinquedo, e é esse movimento (ora no alto, ora no baixo) que torna o momento agradável.
Gosto de usar a figura desse brinquedo para falar da saúde no relacionamento conjugal. Mas, como assim? Você pode se perguntar...
Vou explicar. É como se o casal estivesse brincando numa gangorra. Em alguns momentos, o homem está em destaque profissional ou mesmo na esfera pessoal, de realização de um projeto de vida. Enquanto isso, a esposa está sustentando, apoiando, incentivando, encorajando, etc.
Mas em outros momentos, é ela que se destaca e o esposo diz: "vai em frente, que eu seguro as cordas".
O importante, o divertido e o que gera saúde é o movimento. A saúde nos relacionamentos está justamente no movimento.
Erica Pimentel S. Souza

Qual a diferença entre um saco de batatas e uma porção de purê de batatas?

Quando olhamos para o saco de batatas é possível perceber cada uma individualmente. Vemos os limites ( a casca), onde começa e onde termina cada uma. Mesmo se cozinharmos as batatas inteiras e com casca, continuamos percebendo as individualidades: diferenças, imperfeições, características específicas.
Mas se fizermos um purê com as batatas cozidas, misturamos todas e não é mais possível identificar as unidades em separado.
O que isso tem a ver com os nossos relacionamentos familiares?
Em nome da unidade familiar, às vezes perdemos nossas características pessoais, e podemos também perder os limites, a noção de quem somos e de quem é o outro. Não nos diferenciamos.
Viver em família é buscar o equilíbrio entre o individual e o coletivo, os projetos pessoais e os sonhos em comum.

Erica Pimentel S. Souza


Pelas manhãs, quando levo meus filhos à escola, normalmente vamos ouvindo uma rádio, e tenho percebido que as músicas atuais falam dos relacionamentos de uma forma muito superficial e até mesmo dos amores de uma noite. Especialmente hoje, meu coração ficou apertado quando parei para observar a letra de uma música que tem sido cantada e está fazendo muito sucesso. Preste atenção:

Não era pra você se apaixonar

Era só pra gente ficar
Eu te avisei!
Meu bem eu te avisei
Você sabia que eu era assim
Paixão de uma noite que logo tem fim
Eu te falei meu bem eu te falei


Chora, me liga, implora
Meu beijo de novo
Me pede socorro
Quem sabe eu vou te salvar
Chora, me liga, implora
Pelo meu amor
Pede por favor
Quem sabe um dia eu volto a te procurar


Será que temos que implorar o amor do outro? É nisso que realmente estamos acreditando?

Erica Pimentel S. Souza

Podemos usar uma metáfora para falar da comunicação no casamento.
Cada casal, no início do relacionamento receberá o mesmo material (tijolo, cimento, areia...) e caberá aos dois decidirem o que vão construir: uma ponte ou uma parede.
Quando se constrói uma ponte, quem está de um lado pode ver quem está do outro lado, e pode também transitar de um lado para o outro, na troca de idéias, atitudes e sentimentos.
Mas uma parede também pode ser erguida ao longo do tempo, onde cada tijolo será assentado. E de repente, se percebe que não é mais possível ver quem está do outro lado, e nem mesmo tocar o outro. A comunicação fica comprometida, e também o afeto e o cuidado com o outro.


Erica Pimentel S. Souza
Esta semana estou participando do Congresso da Sepal, e aproveitando para fazer várias reflexões acerca do meu trabalho, do meu ministério e da minha vida em família. É sempre muito bom pararmos para avaliar a nossa rotina. Quero buscar, cada vez mais, relacionamentos saudáveis.
Erica Pimentel S. Souza
Dia 21 de maio (sexta-feira), às 18 horas começo uma nova turma do curso de Finanças para Mulheres.
Se você tem interesse em participar ou conhece alguém que gostaria de aprender a administrar o dinheiro, entre em contato pelo telefone (22) 2765-7105 ou mande um e-mail para ericapimentelsouza@gmail.com.

Aguardo você!
Erica Pimentel S. Souza

Novidade em 2010!

Depois de fazer algumas turmas com adultos e também só com mulheres, surge o curso Educação Financeira para Crianças.

Alguns pais me dizem que precisam ensinar os filhos a cuidar bem do dinheiro, e saber o valor das coisas. Por isso, apresento a você essa alternativa.

Serão 4 encontros com as crianças de 6 a 11 anos, onde trabalharemos esse assunto, através de jogos, experiências, visitas ao banco e ao supermercado.

Os pais também participam, respondendo a um questionário.
Faça sua inscrição pelos telefones citados, ou mesmo pelo blog.


Aguardo você e seu filho!


Erica Pimentel S. Souza


Fevereiro foi o mês de planejamento das ações. Agora vamos fazer acontecer.


Curso de finanças só para mulheres. É o Familiarizando o Dinheiro com as Mulheres. No semestre passado aconteceram duas turmas, e foi excelente o aproveitamento. Espero que você venha participar nessa nova turma e divulgue para suas amigas.


Iniciaremos a turma no dia 18 de março, às 18:30 horas, na Casa ConViver.


Faça sua inscrição pelos telefones citados, ou através do blog.


Se você já participou desse curso comigo, deixe seu comentário, eu agradeço.




Até lá!




Erica Pimentel S. Souza
Estou de volta! Descansar é muito bom e precisamos disso. Mas também estou feliz por poder voltar ao trabalho. Teremos muitas novidades... aguardem! Em breve vou disponibilizar os cursos de finanças para mulheres, crianças, adolescentes... e também para noivos.
Aguardem!!

Obrigada pela Visita